Voc Prefere Que Seu Filho Seja Inteligente Ou Esfor Ado
É difícil e trabalhoso criar filhos para que sejam felizes, sérios e realizados. Já estraga-los é tarefa mais fácil. Há várias maneiras de transforma uma criança promissora em um adulto miserável. As mais comuns têm a ver com o desamor, a repressão, a agressividade e o rigor excessivo com que muitos pais tratam os filhos. A reação a essas falhas históricas causou o problema oposto: uma vontade dos pais, nas últimas gerações, de aumentar a autoestima filial de qualquer jeito. Em inglês, italiano e francês, a palavra mimar significa estragar. É possível também arruinar o futuro de uma criança de maneira muito amorosa, com a melhor das intenções. Veja estes experimentos, conduzidos pela psicóloga de Stanford Carol Dweck (disponíveis em twitter.com/gioschpe).
Dweck e colegas trabalharam com algumas centenas de crianças americanas de 11 anos. Todas elas precisaram fazer um teste de inteligência.
“Se, queremos que nossos filhos realizem suas potencialidades – busquem sempre aumentá-las -, precisamos mesmo é prepara-los para o fracasso. O segredo não é evitar a queda, mas conseguir se levantar. E seguir a caminhada”.
No primeiro teste, as crianças deveriam resolver dez problemas de dificuldade média. Depois que elas terminavam, o experimentador corrigia o exame dizia a cada uma delas: “Uau, você foi muito bem nesses problemas! Acertou (x) questões. Esse é o escorre muito alto!”. Essa frase foi dita a todas s crianças, independentemente do seu desempenho real; as crianças ouviram um (x) de questões superiores a oito. Na etapa seguinte, elas ouviram mais uma frase, e é aqui que o experimento começa a ficar interessante. Um grupo de crianças, escolhido aleatoriamente, recebia um elogio ao seu talento: “Você deve ser muito esperto para esse tipo de problema”. Um segundo grupo recebia um elogio ao seu esforço: “Você deve ter trabalhado duro para resolver esses problemas”. Um terceiro grupo não ouviu nada além da