VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DA VELHICE: história oral de vida
Kaliane Nobertode Lacerda1
Fábio Pereira Figueirêdo2
Anúbes Pereira de Castro3
RESUMO
A velhice é uma fase almejada por todos os seres humanos mas, que compreende adaptações de cunho físico e psicossocial. Assim sendo envelhecer traz histórias próprias dessa fase e que podem acontecer de maneira variada de acordo as vivencias de cada um. Este artigo é desenvolvido com história oral de vida a partir de relatos de idosos que vivem em domicilio que se propõem a falar dessa fase.
Descritores: velhice - idosos - histórias
ABSTRACT
Old age is a phase desired by all human beings but, comprising adaptations of physical and psychosocial nature. Thus aging brings their own stories of this phase and that can happen so varied according to the each life. This article is developed oral history of life from reports of elderly people living in household that purport to speak in this phase.
Keywords: old age - elderly - stories
1 Enfermeira, Discente concluinte do curso de especialização em Saúde Coletiva da Faculdade Evangélica Cristo Rei.
2 Doutorando em Literatura e docente da Universidade Estadual da Paraíba e colaborador da Faculdade Evangélica Cristo Rei.
3 Doutoranda em Saúde Púbica da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ; Docente da Universidade Federal de Campina Grande e colaboradora da Faculdade Evangélica Cristo Rei.
INTRODUÇÃO
A distribuição de recursos/serviços ineficiente para a saúde durante o envelhecimento e a velhice tem explicação na fala de Weinstein e Stason (1977), in: Freitas e Teófilo (2011, p. 815), quando dizem que “Agora é quase universal a crença de que recursos disponíveis para cuidados à saúde são limitados”.
Contudo embora o discurso de ausência de recurso e investimento para a saúde possa até ser uma realidade, com o envelhecimento se tem peculiaridades anátomo-funcionais próprias desta fase, diferente dos grupos etários mais jovens, e que