Codigo de etica
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL - TURMA 4º SEMESTRE NOTURNO
NOME DO ALUNO – RA 12345
VELHICE: EXPERIÊNCIAS DE GÊNERO MASCULINO
Projeto de pesquisa apresentado à Comissão de Ética da Universidade Ítalo Brasileiro- UNIÍTALO, sob a orientação da Profa. Dra. Rosemeire Scatena, disciplina: Projeto Técnico de Pesquisa.
SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO
É FEITO POR ÚLTIMO! 1. INTRODUÇÃO
QUEM SÃO VOCÊS?
PQ OPTARAM PELO CURSO?
QUAL SEU INTERESSE DE PESQUISA?
EXEMPLO:
O presente projeto de pesquisa insere-se no campo temático do envelhecimento e velhice, cujas inquietudes resultam de observações práticas, tanto na trajetória de vida pessoal quanto profissional.
A escolha do tema envelhecimento e velhice, advinda de inquietações a partir da experiência singular da vida pessoal, justificam-se por uma trajetória de vida marcada pelo convívio com idosos desde a infância.
Meus pais me geraram numa faixa etária, dita terceira idade, ou seja, quando nasci, minha mãe tinha 46 (quarenta e seis) e meu pai 52 (cinquenta e dois) anos de idade. Na década de 60 (sessenta), a faixa etária entre 40 e 60 anos, expressava no imaginário social um significado de idade avançada, pois em grande medida, os homens acima dos 50 (cinquenta) anos, como era o caso do meu pai, encontravam-se aposentados e sem perspectivas de permanência no mercado de trabalho com vínculo formal; as mulheres, marcadamente por funções domésticas e cuidados com os mais velhos, atendiam condutas ditas como ‘normais’ para uma ‘senhora’ nessa idade, materializadas por um padrão de comportamento bastante distinto do que percebemos atualmente, tais como: prática esportiva; novos relacionamentos; vestimentas da moda; preocupações estéticas, etc.
Articulando-se a esse contexto em que fui gerada, por circunstâncias inesperada, aos 3 (três) anos de idade, meus pais foram morar junto com meus avós maternos, os quais registravam a seguintes