viver
O trabalho sociológico dependa da imaginação sociológica que exige de nós que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que observemos de um modo renovado.
A partir do ponto de vista sociológico de tomar café, poderíamos dizer muitas coisas, como: essencial na vida de muitas pessoas para começar o dia, forma de encontro de duas pessoas que se interessam de um encontro mais do que aquilo que bebem, ou uma droga que estimula o desenvolvimento do cérebro para um dia ativo de trabalho ou estudo. O café é conecta as pessoas das mais ricas às mais empobrecidasm é uma das mercadorias mais valiosas no comércio internacional. Então os sociólogos estão interessados no porquê da existência de tais contrastes. Os sociólogos estão interessados em entender como a globalização aumenta a consciência das pessoas acerca de assuntos que vêm ocorrendo em cantos distantes do planeta, estimulando-as a desenvolver novo conhecimento em suas próprias vidas.
A imaginação sociológica nos permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao indivíduo, refletem questões mais amplas. O divórcio, por exemplo, pode ser um processo muito difícil para quem passa por ele, mas também é um problema público na sociedade como na Grã-Bretanha, onde mais de um terço de todos os casamentos terminam em dez anos.