Viver em Sociedade
Durante nossa infância temos vários processos de socialização que nos ajudam a viver em sociedade.
Em nossa infância temos como principais agentes de socialização a nossa família e escola. A família é onde aprendemos como viver em sociedade, regras, valores que são apresentados a nós, e é na escola que colocamos em pratica a vida em sociedade pela primeira vez.
Os agentes servem para nos ajudar a conseguir viver em sociedade. A escola, por exemplo, nos auxiliam a respeitar as diferenças existentes entre pessoas, as opiniões diferentes, viver em sociedade com o próximo. A família é o ambiente onde crescemos e aprendemos a viver socialmente, nosso lar que começamos a distinguir o que é ou não aceitável em um grupo social, criar nossa personalidade.
Aprender tudo isso nos ajuda a ser sociável e conseguir nos misturar com outras pessoas tendo ou não interesses comuns, pois se temos exemplos bons e uma família carinhosa, vamos ser carinhosos com as pessoas ao nosso redor, o que acontece na maioria das vezes.
Eu nasci em uma família humilde onde minha mãe era uma das filhas mais velhas de 10 irmãos, fui à primeira sobrinha e tive muito amor da família. Morei alguns anos no nordeste do Brasil e passava minhas férias no interior, brinquei muito na rua, fui muito feliz e da minha infância tenho sempre lembranças doces de como fui feliz e continuo sendo feliz hoje e amável com todos principalmente minha família e adoro quando nos reunimos nas festas de final de ano. É exemplo como este que eu quero muito conquistar uma vida estável para dar aos meus filhos uma infância igual a que tive.
Levando-se em consideração esses aspectos, os principais agentes de socialização para um indivíduo são bastante significativos, a fim de conseguir se adaptar dentro da sociedade em que vive e principalmente por que são eles que desde o início serão responsáveis ao que esta pessoa vai refleti na sociedade em que vive depois, sendo essa repercussão positiva ou não.