Vivenciando a gestão no espaço educativo
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho busca-se transformar o ambiente escolar com uma abordagem fundamentada na presença da família na escola ressaltando diversas necessidades e estratégias: uma relação educador/educando e família fundamentada no afeto, respeito e diálogo; um ensino que incorpore a dimensão dos valores éticos e humanos.
Organizamo-nos de maneira que, através do diálogo e pesquisas, todas participassem efetivamente de todo o processo de elaboração.
A escolha da instituição foi realizada através da constatação da necessidade de intervir junto à problemática vivida por uma das integrantes do grupo onde a mesma realizou seu estágio. Esta instituição cujo nome é Escola Municipal José Torquato da Silva, localizada no bairro Residencial Coxipó, Rua: 20 s/n, telefone: (65) 3313- 3147. A diretora Alzira, a coordenadora de campo é Rosinete. A escola atende 480 alunos divididos em dois turnos (matutino e vespertino). Oferecendo turmas da educação infantil e 1º ciclo. A escola possui 15 professores.
A filosofia da instituição é atender os alunos em suas necessidades, ampliando seus horizontes, tornando crítico, questionador e responsável diante da sua da realidade social. A proposta da Escola José Torquato da Silva leva em conta a lei de diretrizes e bases da educação nacional- 9.394/96, a constituição brasileira, o estatuto da criança e do adolescente, o disposto nos parâmetros curricular Nacional- PCN.
1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA
No espaço escolar observamos a falta do envolvimento família e escola. A partir daí, fomentando uma discussão a respeito dessa temática, avaliamos o papel do docente e da escola diante dessa demanda na atualidade.
Isso nos gera um questionamento: Será que a integração