Vivencia empresarial
Leonardo Pulla[1]
Tatiane Costa[2]
RESUMO
Segundo a ONU, desenvolvimento sustentável é o atendimento das necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras. O termo, que para muitos se refere apenas à gestão ambiental, tomou outras proporções ao também indicar uma gestão responsável não apenas com o meio ambiente, mas principalmente para com as pessoas e tudo que se refere ao social. Deste modo surge a grande questão, de que maneira conscientizar o colaborador a viver na prática esta economia verde? A partir disso, propomos a reeducação social e ambiental na empresa CTS, através de um plano de ação que inclui um cronograma completo de conscientização organizacional, buscando a ecoeficiência, ou seja, produzir com mais qualidade sem agredir ao meio ambiente. Neste cenário, este artigo tem o objetivo de detalhar os principais benefícios econômicos decorrentes da implementação da certificação ambiental.
Palavras-Chave: Conscientização. Economia Verde. Ecoeficiência. NBR ISO 14001.
ABSTRACT
Keywords:
1 INTRODUÇÃO
O conceito de gestão com sustentabilidade nasceu com os movimentos sociais de reivindicação na década de 80, quando algumas iniciativas, como WBCSD (World Business Council for Sustainable Development) envolveram os membros da comunidade civil, a ONU e também algumas empresas mais visionárias na missão de promover o diálogo entre as organizações, a comunidade civil e os governos, em busca de parcerias para a solução dos problemas ecológicos, através da consciência do desenvolvimento sustentável.
No atual cenário empresarial mundial, o modelo de produção das grandes organizações há muito é questionado porque não existe ecoeficiência, a sociedade vive hoje uma ruptura ética nos valores e comportamentos sociais e ambientais, é nítido as agressões ilimitadas com