Vivencia cristã
RAIMUNDA MATILDE RIBEIRO
VIVÊNCIA CRISTÃ
VIVÊNCIA CRISTÃ
Videira
28 agosto de 2014
VIVÊNCIA CRISTÃ
Raimunda Matilde Ribeiro de Oliveira
Curso Livre de Teologia à distância – CLT / EAD
Igreja do Evangelho Quadrangular
Secretaria Geral de Eduacação
Data: 28/08/2014
ASPECTOS DESEJÁVEIS NA FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO
Palavras-chaves: caráter, fé, experiência, vivência, obediência, Jesus, Deus.
Vamos partir da expressão clássica que vê na teologia a fé que busca uma maior compreensão de si mesma. Quando falamos de fé estamos supondo sua noção bíblica: a atitude fundamental do povo eleito em resposta ao Deus da Aliança. Esta atitude significa fundamentar a vida em Deus, deixar que Ele dela disponha, orientá-la para sua vontade, numa palavra, entregar realmente a Deus a própria existência. Para os primeiros discípulos ter fé em Jesus Cristo era como Cristo invocar o Pai, como Cristo fazer a sua vontade, como Cristo viver para o seu Reino, como Cristo relacionar-se com homens e mulheres, especialmente com os mais necessitados.
A experiência de Deus feita por Jesus Cristo foi o fator decisivo para seu comportamento e para suas palavras que, no fundo, apenas a explicam e justificam para seus contemporâneos. Não podemos entender a vida de Jesus Cristo sem a referência ao Pai, constante em sua proclamação do Reino e, podemos mesmo dizer, o seu principal conteúdo. O Pai era, em seu amor e em seu mistério, a razão última do modo como vivia sua vida.
A obediência é o princípio áureo que todo o cristão deve seguir. Sua importância é tão explícita que alguns a enfatizam mencionando que o “abc” do cristão é “obedecê”. É o dever de todo cristão que dá ouvidos à voz de Deus (Ex 19.5; Dt 13.4). O sábio Salomão também deixou-nos a recomendação à obediência como finalidade da vivência cristã (Ec 12.13).
Os servos de Deus, que assumem o novo compromisso de