ESCRAVIDÃO AFRICANA NO BRASIL E SUA ABOLIÇÃO – LEGADO CULTURAL E IMPLICAÇÕES SOCIAIS
Rafaela Gonçalves dos santos
[...] Descendentes de escravos e de senhores de escravos, seremos sempre servos da malignidade instalada em nós. A mais terrível de nossas heranças é esta de levar conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela é que incandesce, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, seviciar e machucar os pobres que lhes caem às mãos. Ela, porém, provocando crescente indignação, nos dará forças, amanhã, para conter os possessos e criar aqui uma sociedade solidária [...].
(DARCY RIBEIRO)
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo pesquisar acerca da história da escravidão no Brasil e a discrepância entre o negro e o branco na sociedade atual. O método de procedimento utilizado é o histórico e descritivo, e a técnica de pesquisa é a bibliográfica. Para melhor sistematiza-lo, foi dividido em três partes, sendo a primeira uma história de como os africanos chegaram ao Brasil, a segunda falando sobre o processo de abolição e a terceira alguns dados atuais sobre negros X brancos.
Palavras-chave: Abolição. Escravidão. Tráfico Negreiro. Racismo. Negro.
INTRODUÇÃO
Define-se escravidão como o sistema de trabalho no qual o indivíduo é propriedade de outro, podendo ser vendido, doado, emprestado, alugado, hipotecado, confiscado... Até hoje aplaudida por muitos pelo fim e criticada por outros pelos meios utilizados e também pelos fins, a abolição da escravidão no País ainda é um assunto que encerra muitas discussões. Afinal, não houve preparação suficiente para o fato, ricos senhores de terra que investiram muito em seus escravos ficaram, de uma hora para outra, sem eles e os governos pós-abolição não souberam utilizar o ato da princesa a favor de melhorias sociais. Assim, levanta-se a seguinte pergunta: Qual a influência que o processo de abolição da