Vivara
A marca Vivara, possui coleções e design inovador para marcar momentos na vida de seus clientes, como formaturas, aniversários, dia das mães, dos namorados, casamentos, nascimentos, bodas de prata, momentos especiais.
A empresa nasceu em 1962, com uma loja de família no centro de São Paulo e que oferecia peças criadas com muito cuidado, da mesma forma com que os ourives faziam joias exclusivas e eternas.
ANÁLISE MACROAMBIENTAL
FORÇAS ECONÔMICAS: As oscilações do dólar, um dos componentes do cálculo do metal, afetam o preço do ouro (matéria prima do mercado joalheiro).
FORÇAS SOCIAIS: O público alvo, classes sociais e o comportamento do consumidor afetam diretamente este mercado.
FORÇAS POLÍTICAS: O Banco Central e as leis que regulamentam a importação e a exportação de joias.
FORÇAS TECNOLÓGICAS: A tecnologia poderá ajudar ainda mais no processo de busca pela matéria prima com recursos que possibilitem encontrar ouro e outros metais e pedras preciosas de forma mais abundante.
ANÁLISE DA INDÚSTRIA – VAREJO DE JÓIAS
OLIGOPÓLIO COM DIFERENCIAÇÃO: Há competição no mercado devido ao grande número de novos entrantes pela redução de custo da principal matéria prima (o ouro). A diferenciação entre os produtos é a forma principal de concorrência. O esforço na competição se dará no desenvolvimento de produtos com inovação, desenhos diferentes, qualidade e preços. E quanto maior a competição menor a lucratividade.
ANÁLISE DA EMPRESA / RECURSOS DA EMPRESA VIVARA:
GERAÇÃO DE VALOR:
DIFERENCIAÇÃO:
RECURSOS INTANGÍVEIS: A empresa preocupa-se em passar emoção e transformar sonhos em realidade, pois seus produtos se tornam parte de um momento na vida das pessoas. São adquiridos para presentear pessoas queridas em datas especiais como casamento, aniversários, bodas, noivados, etc.
RECURSOS TANGÍVEIS: O ouro, outros metais e pedras