Vitruviano
Muitas pessoas podem não reconhecer pelo nome o desenho do Homem Vitruviano, mas a gravura é muito famosa, utilizada e difundida em logo-tipos de cursos de nível superior como filosofia, matemática, ciências entre outros.
Trata-se de um desenho que retrata um homem nu em duas posições diferentes: uma inscrita em um quadrado e outra num círculo , sendo o umbigo do homem o centro do circulo e seus órgãos genitais marcam o centro do quadrado. Os braços estendidos da figura do homem mostram as pontas dos dedos tocando a circunferência, assim como os pés que também tocam a circunferência. Outra relação é que o comprimento total dos braços estendidos é igual à altura do homem, entre outros exemplos de relações entre partes do corpo humano. (SILVA, p. 73, 2008).
Visualização na gravura a seguir.
Figura 1: Homem Vitruviano.
Fonte: Colégio Leonardo da Vinci, s.d.
Esta figura representa também, a perfeição física da forma humana, além de ilustrar um famoso estudo de anatomia de Leonardo da Vinci.Entretanto segundo a página http://leonardovinci.com.br/site/?pg=interessante&sub=homemVitruviano do Colégio Leonardo Da Vinci “O chamado homem vitruviano trata-se, na verdade, de um estudo matemático das proporções humanas que foi primeiramente esboçado ainda na época da Roma Antiga, no século I a.c., por Marcus VitruviusPolio¹.”
Marcus Vitruviusescreveu sobre a relação das proporções do corpo humano para a solução do problema da quadratura do círculo, o qual “é um dos três problemas clássicos da Geometria grega; consiste em construir, usando apenas régua e compasso, um quadrado com a mesma área que a de um círculo dado” (SANTOS, 2012).
A possibilidade de usar as medidas proporcionais do corpo humano como valor de escala para a solução do problema geométrico da quadratura do círculo seduziu matemáticos ao longo de toda a história. A razão maior dessa sedução foi a possibilidade de se utilizar um número, considerado por muitos um número mágico,