Vitaminas veterinaria
As vitaminas se dividem em 2 grupos: vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e vitaminas hidrossolúveis (complexo B, C, H). O comportamento e a fonte dessas vitaminas são distintos, as lipossolúveis possuem uma estrutura química semelhante aos lípidos (esteróides) e são armazenadas pelo organismo com facilidade, porem exigindo uma a síntese de gorduras de reserva, E a sua eliminação envolve um processo de mobilização hepática. (PEREIRA, 2006)
As vitaminas hidrossolúveis são facilmente eliminadas pelo organismo através do sistema renal, Evitando situações de exesso. A sua estabilidade química é menor do que as lipossolúveis (razão de serem facilmente eliminadas), e não são armazenadas facilmente no organismo, necessitando de uma reposição constante. As vitaminas hidrossolúveis são facilmente inativadas pela luz e temperautra, outras são oxidadas quando misturadas na água. Quase todas as vitaminas deste tipo são enzimas ou co-enzimas essenciais. (PEREIRA, 2006)
PROVITAMINAS
As provitaminas são compostos, que no organismo, transformam-se em vitaminas. As provitaminas A são pertencentes ao grupo carotenoides, pois possuem nas suas extremidades da cadeia, anéis alfa ou beta-ionona, para estas serem consideradas provitaminas, devem apresentar ao menos um grupo de beta-ionona. São o caso dos alfas, beta e gama-carotenos, da criptoxantina, do astaceno, da equinenona, etc.. (ANDRIGUETTO, 2002)
Segundo Andriguetto (2002), o beta caroteno é o mais encontrado em folhas verdes, sendo o mais difundido, O alfa-caroteno é achado em óleos vegetais, banana e na cenoura. A criptoxantina é encontrado principalmente no milho amarelo. A atividade vitamínica dos carotenos e desigual pois o beta caroteno , contendo dois núcleos beta-ionona pode dar duas moléculas de retinol (Vitamina A). Os carotenoides são extremamente sensíveis, sendo destruídos pela luz, oxigênio e ácidos.
A transformação das provitaminas em vitaminas A, consiste em uma hidrólise da cadeia