Apoptose E Necrose
Morte Celular
No organismo vivo, a morte celular de células pode ocorrer sob duas formas:
• ou elas são programadas para morrer;
• ou sua morte é acidental.
Esses dois processos chamam-se, respectivamente, apoptose e necrose.
Apoptose
O que é apoptose?
A apoptose (ou morte celular programa) é o processo pelo qual as células iniciam um mecanismo de autodestruição. A morte celular programada é fundamental para a homeostasia do organismo, sendo de elevada importância no sistema imunológico.
A apoptose tem grande importância biológica, estando presente em vários processos fisiológicos, adaptativos ou patológicos. Defeitos no processo apoptótico podem resultar, por exemplo, em malformações congênitas, câncer, doenças autoimunes e degenerativas.
Necrose
O que é necrose?
É o conjunto de alterações morfológicas consequentes a morte de células em um tecido ou órgão vivo. Ao contrario da apoptose que decorre de morte programada, a necrose acontece em consequência a morte acidental da célula após lesão irreversível.
Na necrose, a célula morta sofre uma série de alterações morfológicas decorrentes da autodigestão e degradação de suas membranas e organelas, culminando com sua destruição. Necrose é, portanto, a manifestação morfológica da morte celular.
TIPOS DE NECROSE
Necrose de Coagulação (ou Coagulativa)
Quando prevalece a desnaturação de proteínas, acontece a necrose de coagulação, o tipo mais comum de necrose. O termo indica que as proteínas celulares foram coaguladas, mas os contornos celulares e teciduais são preservados por alguns dias.
Coração, rim e baço.
Referência: Livro Patologia Geral Veterinária Aplicada - Pedro R. Werner
Necrose de Zenker
Necrose ou degeneração de Zenker é um tipo especial de necrose de coagulação que acontece na musculatura estriada. Em animais, a necrose de Zenker acontece em certas miopatias especiais como a miopatia de captura ou a miopatia por excesso de exercício físico, e na deficiência