Vitaminas como co-fatores enzimáticos
As vitaminas são compostos orgânicos requeridos pelo corpo em quantidades mínimas para realizar funções celulares especificas. As vitaminas não podem ser sintetizadas por seres humanos e, portanto, devem ser adquiridas exogenamente, principalmente pela dieta.
As vitaminas não produzem energia, por tanto não produzem calorias. Estas intervem como catalizadores nas reações bioquímicas provocando a liberação de energia. Em outras palavras, a função das vitaminas é a de facilitar a transformação que seguem os substratos através das vias metabólicas. Desse modo, as vitaminas podem ser classificadas de acordo com sua solubilidade e suas funções no metabolismo e assim são divididas em dois grupos, as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As hidrossolúveis funcionam como coenzimas (auxiliam no funcionamento das enzimas) e as lipossolúveis compreendem as vitaminas A, D, E e K, e não atuam como componentes das coenzimas.
Hidrosoluveis (coenzimas)
–Vitamina C – não tem função coenzimática
–Tiamina B1
–Riboflavina B2
–Niacina –Piridoxina (B6)
–Biotina H
–Ácido pantotênico B5
–Cianocobalamina (B12) –Ácido fólico
Muitas vitaminas hidrossolúveis fazem parte da estrutura das coezimas e por isso são essenciais para o metabolismo Possuem estruturas muito diversas entre si e como propriedade comum a polaridade. Não são acumuladas e devem ser continuamente fornecidas pela dieta, com exceção da B12 que fica no fígado por anos.
Vitaminas
Hidrossolúveis Funções e uso industrial (intervém em) Fontes
Tiamina (B1) Participa no funcionamento do sistema nervoso
Intervem no metabolismo de glicídios e no crescimento e manutenção da pele Carnes, gema de ovo, leveduras, legumes secos, cereais integrais, frutas secas
Riboflavina (B2) Metabolismo de glicídios e proteínas
Efetua uma atividade oxigenadora e por isso intervem na respiração celular, na integridade da pele,