Vitamina D
Pondo em prática, podemos dizer que a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, principalmente, do ser humano. Sejam os comportamentos considerados conscientes que envolvem experiências, conhecimentos, pensamentos e ações intencionais, e, num plano não observável diretamente, o inconsciente. Sendo óbvio que a Psicologia Social deve estudar o comportamento social.
Cada pessoa tem suas características peculiares; assim como não existem duas árvores iguais, também não existem dois organismos iguais. Mesmo que geneticamente sejam idênticos, no caso de gêmeos. A Psicologia Social se preocupa fundamentalmente com os comportamentos que individualizam o ser humano, é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente.
Esta influência histórica-social se faz sentir, primordialmente, pela aquisição da linguagem. As palavras, através dos significados atribuídos por um grupo social. As leis gerais da Psicologia dizem que se apreende quando reforçado, mas é a história do grupo ao qual o indivíduo pertence que dirá o que é reforçados ou o que é punitivo. Da mesma forma, as emoções que são respostas do organismo, e como tais, universais, se submetem às influências sociais ao se relacionarem com o que nos alegra, nos entristece, nos amedronta. Assim podemos perceber que é muito difícil encontrarmos comportamentos humanos que não envolvam componentes sociais, e são, justamente, estes aspectos que se tornaram o enfoque da Psicologia Social, Em outras palavras, a Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade.
Porém a história não é estática nem imutável, levando a sociedade a transformações fundamentalmente qualitativas. E a grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como eles se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que