vitamina C
Desta maneira, a vitamina C é um nutriente essencial para seres humanos. Ela age como um antioxidante, potente agente redutor de radicais livres prejudiciais, e também nutre as células, protegendo-as de danos causados pelos oxidantes. O ácido ascórbico é o antioxidante mais eficaz presente no sangue humano e pode ser importante na proteção de doenças relacionadas ao estresse e degeneração (2).
O reconhecimento de que o consumo de vitamina C pode ter potenciais terapêuticos benéficos sobre câncer e doenças cardiovasculares renovaram o interesse em se determinar os requerimentos diários desta vitamina (3).
As doses dietéticas de vitamina C recomendadas pela RDA (Recommended dietary allowance), em 1989, foram elevadas com a criação das DRIs (Dietary Reference Intakes), em 2000. A recomendação norte-americana diária para o consumo de vitamina C foi elevada para 75 mg para mulheres e 90 mg para homens (4).
A vitamina C é absorvida no jejuno e no íleo, porções distais do intestino delgado, através de transporte ativo específico sódio-dependente. A capacidade de absorção do ácido ascórbico é limitada pela quantidade de transportadores presentes. Em adultos saudáveis, a absorção máxima é de 200 mg/dia e a biodisponibilidade diminui com o aumento de doses orais (3,5).
A quantidade e biodisponibilidade de vitamina C possuem grande variedade nas frutas e vegetais. Uma ingestão regular de uma variedade de frutas e