vitamina c
O Escorbuto é uma doença que se deve ao baixo nível de consumo de alimentos que contem vitamina C. Nos dias atuais é muito raro um indivíduo apresentar esse quadro clinico . Uma dieta com baixo ou nenhum teor de vitamina C durante um certo tempo leva ao escorbuto,o qual se caracteriza pelo enfraquecimento das estruturas de colágeno. Uma dieta adequada com vitamina C pode impedir esse quadro clinico. As verduras e frutas são fontes de tratamento e prevenção dessa doença.
Essa doença era principalmente encontrada na época das grandes navegações e se tornou uma enfermidade característica dos marinheiros devido a estes passarem longos períodos em alto mar, levando muitos marinheiros a óbito o que fez a doença se tornar uma epidemia nesse período das navegações. Era comum também em comunidades onde o consumo de frutas e verduras era baixo. As manifestações clinicas iniciais da hipovitaminose C são a fadiga, perda de apetite, sonolência, palidez, falta de energia nos membros e articulações, irritabilidade, deformidade dentaria , cicatrização lenta e presença de pequenas hemorragias .
Com o passar dos anos percebeu-se que a ingestão de suco de frutas como: limão e laranja poderiam resolver esse quadro clinico. Mais tarde descobriu-se que a vitamina C era a principal forma de se evitar o escorbuto, levando assim os marinheiros a transportarem em suas viagens laranja e limão para evitar o mal estar durante suas jornadas. Nos dias atuais é muito raro encontrar alguém com essa enfermidade ,sendo mais comuns em crianças entre 6 meses e 1 ano de idade, e nos adultos por não consumirem frutas e vegetais.
1