vitamina b e c
São vitaminas hidrossolúveis, são compostos com atuação essencial em muitos aspectos do metabolismo, incluindo o metabolismo dos carboidratos e proteínas e ácidos nucleicos. Essas vitaminas atuam como coenzimas ou como grupo prostético de enzimas responsáveis por reações químicas essenciais. Entre as características comuns das vitaminas hidrossolúveis temos que elas não são fontes de calorias, não contribuem de modo apreciável para o aumento da massa corpórea e que, sendo hidrossolúveis são pouco armazenadas no organismo. As vitaminas do complexo B são particularmente importantes nos aspectos relacionados à produção de energia. Entre suas múltiplas funções, a vitamina C tem a capacidade de ceder e receber elétrons, o que lhe confere um papel antioxidante pronunciado. De um modo geral, as vitaminas hidrossolúveis são compostos necessários à manutenção, ao crescimento e ao funcionamento adequado do organismo. São conhecidas várias doenças associadas à deficiência das vitaminas hidrossolúveis, como exemplo a pelagra, o beribéri, o escorbuto e a anemia megaloblástica. Podemos dizer que as vitaminas hidrossolúveis trabalham como um time, pois são conhecidas muitas interações entre esses nutrientes.
Nome das principais vitaminas hidrossolúveis Vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B3 ou PP (Niacina), vitamina B6 (Piridoxina), vitamina B12 (Cianocobalamina), vitamina BC (Folacina, ácido fólico), vitamina B5 (Ácido patotênico), vitamina H (Biotina), e vitamina C (Ácido ascórbico).
Tiamina (vitamina B1) – Fontes alimentícias: Tiamina é encontrada numa grande variedade de fontes animais e vegetais, como carnes magras, vísceras (especialmente o fígado, coração e rins), gema de ovo e grãos integrais. Deficiência e toxidade: A deficiência acentuada de tiamina causa o beribéri. A deficiência