vitamina B12
VITAMINA B12
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA – UNIVERSO – CAMPUS/RECIFE – CURSO NUTRIÇÃO
CELINA BERTHOLINI
VITAMINA B12
Trabalho apresentado ao curso de Nutrição para a disciplina de farmacologia
RECIFE / 2014
INTRODUÇÃO
Vitaminas são compostos orgânicos que participam de importantes processos celulares, sendo essenciais para a manutenção das funções orgânicas, como as de metabolismo, crescimento e integridade e, em pequenas quantidades para o funcionamento adequado do organismo humano.
As vitaminas do complexo B têm como pontos em comum o fato de serem solúveis em água e participarem de sistemas enzimáticos essenciais para o metabolismo energético de proteínas, lipídeos, carboidratos e ácidos nucleicos. Por serem hidrossolúveis não são armazenadas no organismo de forma considerável, desta forma um consumo diário através da alimentação é indispensável para a prevenção de suas deficiências. Como estão bastante inter-relacionadas em seus processos metabólicos, a deficiência de apenas uma vitamina do complexo B é rara. Da mesma forma, a ingestão inadequada de uma pode prejudicar a utilização das outras.
As vitaminas do complexo B não têm valor calórico e são compostas por Tiamina (vitamina B1), Riboflavina (vitamina B2), Niacina (vitamina B3), Ácido Pantotênico (vitamina B5), Piridoxina (vitamina B6), Biotina (vitamina B7), Ácido Fólico (vitamina B9) e Cobalamina (vitamina B12). Neste trabalho destacamos a importância e ações da Cobalamina (vitamina B12).
VITAMINA B12 (COBALAMINA)
É o nome genérico dado às substâncias conhecidas como corrinóides, cianocobalamina, hidroxicobalamina e aquocobalamina, sendo que as três últimas são biologicamente ativas. A cobalamina é coenzima fundamental no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas (participa da síntese de aminoácidos). Em 1948, esse composto foi isolado de