Visão neuroanatomia
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
MEDICINA
Anatomofisiologia do Sistema Nervoso
Docente: Manoel Luciano Pacheco de Souza
G3 – Discentes:
Sistema Visual
O órgão da visão responsável pela captação da informação luminosa e a transformação da mesma em impulsos a serem decodificados pelo sistema nervoso é o olho. A visão é considerada o nosso sentido dominante. Nossos olhos conseguem detectar apenas uma parte do espectro da radiação eletromagnética que nos envolve. Sendo assim o nosso aspecto visual vai apenas do azul ao vermelho, ou seja, comprimentos de onda de 400 a 700nm.
Olho
O bulbo ocular é constituído por três túnicas:
Túnica externa (fibrosa): É constituída pela córnea e esclera.
Túnica média (vascular): É constituída pela coróide, pelo corpo ciliar e pela íris.
Túnica interna: Constituída pela retina e cristalino (fica localizada atrás da íris graças às fibras da zônula, que se ancoram nas pregas do corpo ciliar). A córnea é a primeira estrutura do olho que a luz atinge, é considerada a lente não ajustável do olho, enquanto a lente propriamente dita é ajustável. O corpo ciliar contém músculos que variam a tensão exercida sobre a lente pelas fibras da zônula, tal ajuste se chama acomodação. A íris circunda a pupila, a ação exercida pelos músculos da íris provoca a abertura ou o fechamento da pupila e assim regula a quantidade de luz que entra no olho. A contração dos músculos radiais da íris provoca a dilatação da pupila (midríase), e a contração dos músculos circulares provoca a contrição da pupila (miose).
Retina
É a porção móvel do sistema nervoso. Tem 5 tipos de neurônios que compreendem receptores (bastonetes e cones), bem como células bipolares, horizontais, amácrinas e ganglionares. Bastonetes e cones são neurônios fotorreceptores do sistema visual, os bastonetes são sensíveis a luz por conterem o pigmento rodopsina que é constituída por 2