Visão empresarial
Para Rodrigues et al (2009), a visão da empresa é a explicação do que ela tem por objetivo de posicionamento para o seu futuro. Sendo ainda a tradução da maneira pela qual ela deseja ser vista, bem como algo que seja motivador e tangível e possível de ser alcançado.
Vale ressaltar que, no decorrer da coleta de dados para o planejamento e em seu desenvolvimento, as informações geradas podem nortear a empresa a manifestar interesse em alterar sua visão. Isso demonstra que empresa não soube realizar o planejamento, uma vez que a visão baliza o planejamento, ou a visão construída está fora de um cenário possível.
Segundo Oliveira (2005), a visão representa um cenário ou horizonte desejado pela empresa para atuação. Já para Hart (1994, apud ALBUQUERQUE, 2004) ela é a compilação de desejos de uma empresa a respeito do seu futuro.
Para Costa (2007, p.35) o conceito de visão é muito amplo, porém pode ser definido como um conceito operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista.
Rodrigues et al (2009) defendem que, após definir a visão, a empresa deve fazer as seguintes reflexões: Como queremos ser reconhecidos no futuro? Quais desafios se apresentam a nossos colaboradores? O que queremos ouvir de nossos stakeholders? Onde estaremos atuando com nossos clientes? Quais as principais oportunidades que podem aparecer? Contemplando esta listagem de checagem, a missão pode ser definida e declarada. Neste sentido, Costa (2007) ainda afirma que uma visão deve ser compartilhada por toda empresa e tem um