visão de um aprendiz
AMOR E CONCÓRDIA
Fernando Alves Gama
Rogério Carvalho
José Dahir Porto De Luca
VISÃO DE UM NEÓFITO À MAÇONARIA
Jundiaí, 22 de novembro de 2013 Quando ouvíamos falar em Maçonaria ficávamos ansiosos. Os primeiros contatos que tivemos foi em nossa entrevista, realizada pelos IIr.: .
Respondemos um questionário que nos deixou ainda mais animados para ingressar na ordem. Na vida profana, ouvimos algumas afirmações distorcidas sobre a maçonaria, o que infelizmente poucos tem o privilegio de viver, participar e conhecer a beleza e a seriedade da ritualística instituição maçônica.Todos os escolhidos, são homens livres e de bons costumes, ligados por sentimento de fraternidade, caracterizados pela obediência às leis e aos princípios maçônicos.
O homem livre é aquele capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, a fazer e a querer o que quer que seja. A liberdade não é tanto o poder para escolher entre várias possibilidades, mas o poder para auto determinar-se, dando a si mesmo regras e condutas.
Ser de bons costumes equivale a dizer que ele é um homem íntegro, que tem sua conduta pautada em sólidos princípios éticos e morais, que é um cidadão exemplar, cumpridor de seus deveres, respeitando o próximo, honesto e correto em sua vida.
Quando começamos a participar das sessões da nossa loja GRANDE.: BENF.: E BENEM.:AUG.: E RESP.: LOJ.: SIMB.: AMOR E CONCÓRIDIA, através da ritualística e ensinamentos, tivemos o privilégio de começarmos a compreender o porque daquele nosso sentimento, em querer fazer parte desta instituição. Constituindo a coluna do norte, podemos perceber examinar e fazer nossas conclusões como aprendiz; tudo é novo, repleto de simbolismo, cada gesto e cada sinal tem um significado. Esse é o aprendizado do Neófito, descobrir