Visão de mundo
Consciência: atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade, senso de responsabilidade, estabelecer julgamentos morais dos atos realizados, conhecimento, percepção imediata dos acontecimentos.
Dualidade: refere-se aos opostos que podem co-existir em uma mesma pessoa, objeto ou situações. Por exemplo: bem x mal; justo x injusto; vida x morte; bom x ruim; bom uso da tecnologia x mau uso da tecnologia.
Era industrial: época ou momento marcado pela revolução industrial, onde ocorreu a substituição da capacidade física do homem pela máquina.
Era pós-industrial: época ou momento cujas necessidades estão mais focadas na convivência, na estética, na competição e na auto-realização.
Era do conhecimento: época ou momento caracterizado pela preocupação com a formação das pessoas, desenvolvimento de habilidades e competências, está bastante ligada à educação e ao desenvolvimento. Mas, também pode ser entendida como uma etapa de evolução que prepara as pessoas para assumirem os desafios presentes e futuros na era da consciência.
Era da consciência: época ou momento que exige do homem maior compartilhamento, comprometimento com o bem comum e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com a espiritualidade. Significa sabedoria, saber o que fazer com a informação e o conhecimento.
Espiritualidade: trata-se de um valor de vida, “da conduta das pessoas no caminho do bem e da prosperidade com ética, e da ajuda mútua independentemente de crenças” (Huppes e Oliveira, 2008).
Versatilidade: significa ser útil, aplicável de diversas maneiras e para vários fins.
Resiliência: capacidade de vencer as dificuldades e os obstáculos, por mais difíceis que sejam, e de suportar pressão, saindo fortalecidos destas experiências