Visão de mundo
“Como pessoas com diferentes visões de mundo podem conviver harmoniosamente?”.
Acima de tudo, é preciso ter aceitação das diferenças, sabendo entender os defeitos e as qualidades das demais pessoas, quando passamos a aceitar as pessoas como elas verdadeiramente são, conseguimos viver perante a sociedade harmoniosamente.
2. Qual o papel da tecnologia e da educação na construção de um mundo mais equilibrado?
A tecnologia e a educação tornou tudo acessível a todos, a tecnologia é aplicada ao nosso cotidiano facilitando nossas vidas. A velocidade com que surge e se atualizam as informações e conhecimentos é grande, é importante ter a atitude de olhar o mesmo fenômeno sob diversos pontos de vista e compreender que tudo o que foi desenvolvido pelo homem é para o próprio homem.
Quanto a educação, é por meio dela que os serem humanos conseguirão ler e traduzir esse novo mundo, além de se capacitar para responder corretamente a ele, mudar, adaptar-se e flexibilidade exigem soluções inovadoras.
3. O que você entende por ‘era da consciência’?
Era da consciência está na necessidade de cultivarmos novos valores e de adotarmos uma nova visão de mundo, precisamos encontrar explicações, conceituações ou reconceituações para um novo mundo, e por meio desta busca, será possível fazermos uma releitura do mundo, da sociedade, de seus recursos e de como alcançar equilíbrio em um ambiente de constante mudança.
4. Segundo a Unesco, a educação deve sustentar-se em quatro pilares. Quais são eles?
1. Aprender a conhecer;
2. Aprender a fazer;
3. Aprender a conviver;
4. Aprender a ser.
5. Como esses pilares podem contribuir para a construção de uma sociedade mais ética?
Aprender a conhecer, significa aprender a aprender. O domínio do conhecimento nos garante o direito de fazer nossas próprias escolhas, de construir um destino em um mundo de constante transformação.
Aprender