Visão de Homem para alguns filosofos
Edmund Husserl: Para ele o homem tem que tirar do humano tudo aquilo que não é essencial, reduzir a uma essencia que não é a alma. Uma essência que seja ao mesmo tempo universal, não intencional e pura.
Karl Marx: Para ele, o homem é um ser que faz relação intensa e inseparável com a natureza. Para ele o homem se originou de algo transcendental. O homem para ele é capaz de superar seus limites naturais, apartir das transformações naturais. Marx compreende o ser humano como um ser sensivel, precisando de outras pessoas para viver.
Friedrich Nietzsche: Para ele o homem comanda suas ações e pensamentos e tinha total liberdade para isso, era um ser vivo dotado de pensamentos e capaz de superar desafios. A solidão faz com que o homem se escute e assim pode ser dono dele mesmo, se capacitando para ter sua propria opinião, ou sua propira liberdade.
August Comte: Para ele o homem quis dar ordem ao mundo e se tornou rico em conceitos. O pensamento humano não tem sentido se não for útil à estrutura da sociedade, ser homem agora significa pensar em conjunto.
Ludwig Feuerbach: Para ele o homem se objetiva em deus. Ele é criado pela situação material em que vive, primeiro a materia e depois a ideia.
Arthur Schopenhauer: Para ele o homem ganha experiência ao ser movido por paixões. Tem seus objetivos mas não se esforça para alcança-los e assim cria uma vontade culpada.
Jean-Paul Sartre: Para ele o homem não é um ser em si, e sim um ser para si, porque ele tem conciência de si mesmo. Ele tem liberdade de escolha, ele é um ser que deseja com a sua alma e com autonomia. O homem se torna o que é quando constrói sua liberdade e sua propria essencia.
Soren Kierkegaard: Para ele o homem não é perfeito,