Visualização de protozoários
Visualização de Protozoários
2.INTRODUÇÃO: Protozoários são seres microscópicos, eucariontes e unicelulares. Quando dividimos os seres vivos em Animais e Vegetais, os protozoários são estudados no Reino Animal e os fitoflagelados – que são protozoários – são estudados no Reino Vegetal. Os protozoários constituem um grupo de eucariontes com cerca de 20 mil espécies. É um grupo diversificado, heterogêneo, que evoluiu a partir de algas unicelulares. A classificação dos protozoários baseia-se fundamentalmente nos tipos de reprodução e de organelas locomotoras. A locomoção se faz por batimento ciliar, flagelar, por emissão de pseudópodos e até por simples deslizamento de todo o corpo celular. Em alguns ciliados há, no lugar do citoplasma, filamentos contráteis, os mionemas. Os pseudópodos, embora sendo expansões variáveis do citoplasma, podem se apresentar sob diferentes formas.
3. MATERIAIS:
Microscópio óptico, lâminas, lamínulas, pipeta Pasteur e material biológico.
4. METODOLOGIA:
Colocar uma gota do material biológico sobre a lâmina com auxílio da pipeta, e cobrir com a lamínula, após isso levar ao microscópio para visualização.
5. RESULTADO:
6. CONCLUSÃO:
Observei a diferença morfológica das espécies de protozoários. Vi também que esses protozoários são seres muito pequenos e sua visualização só foi possível com o auxílio de um microscópio. A classificação desses animais é feita com base na sua locomoção.
Muitos protozoários causam doenças nos seres humanos e a outros animais vertebrados. A ameba (Entamoeba hystolytica), por exemplo, é um protozoário causador da amebíase. Outro exemplo, é o Trypanossoma cruzi, que é um protozoário flagelado causador da doença de Chagas.
Os protozoários servem como indicadores da qualidade do ambiente, fazendo a decomposição de matéria orgânica, com isso, colaborando com a limpeza do meio ambiente. A presença de muitos protozoários, indica que aquele