Identificação de Estruturas Biológicas
Identificação De Estruturas Biológicas
MACEIÓ
18/05/2011
IFAL - Instituto Federal de Alagoas
Identificação De Estruturas Biológicas
MACEIÓ
18/05/2011
Sumário
1.1 Introdução
A prática no laboratório foi baseada no manuseio do microscópio para o estudo de 2 tipos de células, animal e vegetal, e o estudo de um protozoário, o Paramecium.
1.1. Teoria
Na teoria iremos especificar o que é Célula Vegetal, Célula Animal e Protozoário.
a) Célula Vegetal:
A compreensão da anatomia e da fisiologia das plantas depende, fundamentalmente, do conhecimento sobre a organização e o funcionamento de suas células.
As células das plantas apresentam algumas características que permitem distingui-las claramente das células animais: possuem um envoltório externo rígido, a parede celular, e um orgânulo citoplasmático responsável pela fotossíntese, o cloroplasto.
b) Célula Animal:
A compreensão da anatomia e da fisiologia humana depende, fundamentalmente, do conhecimento sobre a organização e o funcionamento de suas células. As células animais apresentam algumas características que permitem distingui-las claramente das células vegetais: possuem apenas uma membrana plasmática a envolvendo e um par de centríolos (feixes curtos de micro túbulos localizados no citoplasma das células eucariontes).
c) Protozoário
Os protozoários pertencem ao reino protista e são seres unicelulares e que tem carioteca. Podem viver como parasitas ou ter vida livre, habitando os mais variados tipos de ambiente. Como parasitas do homem e de outros seres vivos, podem causar muitas doenças. A maioria dos protozoários apresenta reprodução assexuada. Algumas espécies podem se reproduzir sexuadamente. Primeiramente, o núcleo duplica-se. A seguir, a célula estreita-se na parte central e, finalmente, divide-se em duas, dando origem a