visualizaçao da celula animal(epitelio bucal) e vegetal(epiderme e polpa do tomate)
Todos os seres vivos são compostos por células. A célula é um pequeno elemento de dimensões microscópicas que constitui a unidade básica da vida. Apresenta uma grande diversidade morfológica e funcional.
As células dividem-se em dois grandes grupos: as células Eucarióticas as células Procarióticas . As células Procarióticas são as células mais simples. As células com uma estrutura mais complexa são chamadas células Eucarióticas que podem ser agrupadas em células animais e células vegetais
Tanto as células Eucarióticas animais como vegetais possuem um núcleo delimitado por uma membrana, um citoplasma que tem aspecto de uma massa que é onde se encontram os diversos organelos e ainda uma membrana plasmática que mantem a integridade da célula. Mas apesar destas semelhanças também existem diferenças.
Células vegetais distinguem-se porque apesar de existirem organelos similares ao da célula animal esta possui organelos únicos como a parede celular, vacúolos inferiores aos das células animais mas de maiores dimensões, cloroplasto e plasmodesmos.
As células animais não possuem parede celular, cloroplastos e plasmodesmos. Possuem inúmeros vacúolos mas de dimensões inferiores aos da célula vegetal. Possuem também centríolos que são organelos únicos deste tipo de célula.
Neste trabalho, far-se-á uma distinção entre as células da polpa e epiderme do tomate e as células da mucosa do epitélio bucal com o objectivo de identificar alguns organelos encontrados nas células anteriormente citadas, com o auxílio de alguns corantes como vermelho do Congo ou vermelho neutro e o azul-de-metileno.
1. Objectivos
Os objectivos das experiências realizadas foram:
Observar células vegetais da polpa e da epiderme do tomate e células animais da mucosa bucal ao M.O.C;
Identificar estruturas celulares das células vegetais e células animais;
Comparar a estrutura e constituição dos dois tipos de células;
Verificar como os diferentes corantes actuam