Anatomia comparada
Posição Anatômica e Planos Tangenciais e Seccionais (Figuras 1.1)
A posição anatômica (Fig. 1.1.1) é necessária para evitar o uso de terminologias diferentes nas descrições anatômicas, considerando-se que a posição pode ser variável, convencionou-se uma posição padrão. No humano, deve-se considerar a posição de sentido de um atleta (posição ereta), isto é, de pé (posição ortostática), com as mãos espalmadas, dedos unidos, palmas voltadas para frente, dedos dos pés para diante e pés unidos.
Para os animais quadrúpedes, bem como qualquer outro animal, a posição anatômica refere-se ao animal na sua posição ordinária. Na posição anatômica, o corpo pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, bem como planos de secção, que dividem o corpo em determinadas direções.
Planos Seccionais
- Sagital: corta o corpo no sentido antero-posterior; quando passa bem no meio do corpo, sobre a linha sagital mediana, é chamado de sagital mediano e quando o corte é feito lateralmente a essa linha, chama-se paramediano. Determina uma porção direita e outra esquerda. (Fig. 1.1.2)
- Frontal ou Coronal: corta o corpo lateralmente, de orelha a orelha, determinando uma porção anterior e outra posterior. (Fig. 1.1.3)
- Transversal ou Horizontal: corta o corpo transversalmente, determinado uma porção superior e outra inferior.
(Fig. 1.1.4 e 1.1.5)
Planos Tangenciais
- Cranial (Superior): Dividindo o corpo ao meio no plano transversal, a parte cranial ou superior estaria acima do corte. (Fig. 1.1.4 e 1.1.5)
- Caudal (Inferior): Dividindo o corpo ao meio no plano transversal, a parte caudal ou inferior estaria abaixo do corte. (Fig. 1.1.4e 1.1.5)
- Ventral (Anterior): Dividindo o corpo em duas partes pelo plano frontal, a parte da "frente" do corpo seria a ventral ou anterior. (Fig. 1.1.3)
- Dorsal (Posterior): Dividindo o corpo em duas partes pelo plano frontal, a parte de "trás" do corpo seria a dorsal ou posterior. (Fig.