Vistoria Tecnica Oficina Senai
Responsável Técnico: William de Lara
Empresa: Senai – Foz do Iguaçu-pr
EQUIPAMENTOS
FURADEIRA DE COLUNA ou BANCADA: Ferramenta de perfuração de movimento vertical, tendo como características a baixa rotação e força elevada, diferenciando-se das demais furadeiras.
Funcionamento: Alimentado por energia elétrica trifásico que aciona o motor movimentando polias e correia que ficam na parte superior em sentido horizontal. O equipamento é fixado no piso por meio de parafusos, evitando a sua movimentação involuntária.
EPIs: Utilizar luva de couro (vaqueta ou raspa), óculos e bota com bico de aço.
Precauções: O cabelo deve estar preso e jaleco fechado, a peça a ser furada deve ser presa pela morsa e não utilizar as mãos pois pode ocorrer o efeito alavanca causando torção ou projetando a peça contra o operador. A utilização de luvas evita a queima ou corte das mãos pelo cavaco.
Situação do Equipamento: A máquina está em boas condições de funcionamento e manutenção, está devidamente fixada no piso e com a correia, polias e partes elétricas isoladas e protegidas, evitando algum acidente elétrico ou agarramento.
FRESADORA: Faz ajustes e realiza usinagem de peças de materiais metálicos ou não. Seu movimento principal é horizontal, mas pode realizar trabalhos em vertical e transversal regulando-a por meio de manivelas.
Funcionamento: O equipamento é alimentado por energia elétrica trifásico, a fresa fica presa por um braço que está posicionado na parte superior e faz o movimento que com a fresa desejada faz o corte na peça. A peça a ser fresada fica presa pela castanha. Pode ser operada tanto a sua esquerda, direita e dianteira por meio de manivelas. Com o desgaste da peça o cavaco produzido é automaticamente jogado para uma parede no sentido contrario ao operador evitando algum tipo de acidente.
EPIs: Utilizar óculos e luvas, borá com bico de aço.
Precauções: A velocidade e força da máquina deve ser controlada, da mesma forma que a quantia