visosidade
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
LABORATÓRIO DE FLUIDOMECÂNICOS
Viscosidade
Nome: Alex Curvelano Alves de Deus
Março/07
Objetivo
Este prática tem como objetivo determinar o valor da viscosidade absoluta dos fluídos (glicerina, óleo de rícino e óleo lubrificante SAE 30) utilizando a Lei de Stokes. Vamos analisar o comportamento de fluidos distintos em experimentos estipulados, veremos também o viscosimetro, instrumento que mede a viscosidade dos líquidos a serem utilizados no experimento.
Conceituação teórica
Um fluído é uma substância que se deforma continuamente sob a aplicação de uma tensão de cisalhamento. Os fluidos compreendem as fases líquidas e gasosa das formas físicas nas quais a matéria existe. Os fluidos se classificam de um modo geral, de acordo com a relação entre a tensão de cisalhamento aplicada e à taxa de deformação. Os fluídos dos quais a tensão de cisalhamento é diretamente proporcional à taxa de deformação, são chamados de fluídos newtonianos, e os fluídos que não tem esta relação são chamados fluídos não-newtonianos.
Quando um corpo se desloca através de um fluído, ele está sujeito a ação de uma força resistente dada por:
F = 6*pi**R*v onde:
F - força resistente;
- viscosidade absoluta do fluído;
R - raio do corpo (no caso uma esfera); v - velocidade do corpo (no caso esfera);
A relação mostrada é chamada de Lei de Stokes e só será válida nos casos em que a velocidade da esfera for suficientemente pequena para não causar turbulência, ou seja, o número de Reynolds (Re) deve ser menor que 1.
Re = *v*d onde:
Re - num. de Reynolds;
- massa específica do fluído; v - velocidade do corpo;
- viscosidade de absoluta do fluído;
Diagrama de forças na esfera:
E F onde: P = m*g – peso da esfera; E = *g*V – empuxo; P F = 6*pi**R*v Fazendo o equilíbrio das