Trabalho Avaliativo Planejamento estratégico
Turma: TELOG1NA
Planejamento Estratégico
1 – Concepção
A Estratégia trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e é direcionado ao atingimento de um objetivo. À primeira vista parece tratar-se de um conceito estabilizado, de sentido consensual e único, de tal modo que, na maior parte das vezes, entende-se ser escusada a sua definição.
As organizações devem seguir rigorosamente o conceito e é o primeiro passo para o êxito dos seus esforços.
2 – Planejamento
O Planejamento é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. É um processo que envolve administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos.
O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.
Na generalidade o planejamento pode ser dividido em três níveis:
Planejamento estratégico;
Planejamento táctico;
Planejamento operacional.
3 – IMPLEMENTAÇÃO
A implementação da estratégia é a etapa final do processo de colocar a estratégia em ação. Sem uma adequada implementação, a estratégia, por mais oportuna que seja está fadada ao insucesso. A implementação é feita através de várias atividades que são basicamente administrativas. Seu propósito é determinar quando os recursos deverão ser mobilizados em marcha. Esta é também a fase de programar trabalhos, tempo, dinheiro e outros recursos