Visita à Revenda de GLP
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
1 INTRODUÇÃO
Ainda na década de 30, os fogões de lenha eram os mais utilizados e em menor escala os à álcool e querosene. Foi nessa época que o austríaco naturalizado brasileiro, Ernesto Igel, teve a idéia de transformar em gás de cozinha, os cilindros com propano que deixaram de ser usados como combustível para os dirigíveis e fundou a Empresa de Gás à Domicílio Ltda. A fim de aprimorar o produto, Igel juntou-se à indústrias brasileiras e em setembro de 1938 com a abertura do capital da empresa foi fundada a Ultragaz S/A, atendendo em todo território nacional.
O GLP (gás liquefeito de petróleo), mais conhecido como gás de cozinha, começou a ser comercializado para uso doméstico e industrial sendo distribuído principalmente em garrafas de 13 kg (P13), tornando esse modelo como padrão brasileiro. Tem em sua composição, o propano e o butano em sua forma líquida e gasosa. É incolor e inodoro, mas para que possa ser identificado vazamento e evitar acidentes, é adicionado à eles a substância mercaptano, que é a que possui o odor tão desagradável causador de alerta.
Para ser comercializado no Brasil, o GLP passa por três segmentos: produção, distribuição e revenda. É um mercado muito competitivo, embora a Petrobrás produza e/ou importe praticamente todo GLP consumido em nosso país.
Para execução do Trabalho Acadêmico foi escolhida uma empresa que atua como Revenda de GLP situada à Rua dos Capuchinhos na cidade de Esplanada-Ba, inserido como Classe IV, tem a capacidade de armazenamento de 12.480 kg de GLP envasado. Com uma equipe de onze colaboradores nas funções de sócios-gerentes, auxiliares administrativos, serviço geral, vendedores/entregadores devidamente habilitados, funciona de segunda à sábado das sete às dezenove horas e nos domingos e feriados das sete ao meio-dia.