Visita T cnica a uma ETE
Atualmente o tratamento de esgoto atingiu maior destaque por causa da preocupação ambientalista dos últimos tempos. Como isso, a qualidade da água após este tratamento, passa a ser o centro das atenções e o principal objetivo de todo o sistema.
A vazão de entrada do esgoto bruto na ETE, é de aproximadamente 38 litros por segundo. Mensalmente, são retirados quatro caminhões de areia, resultado do tratamento preliminar do esgoto. A ETE atende à penitenciária instalada em suas proximidades, além dos bairros Icaivera e Retiro e recebe também resíduos de limpeza de algumas fossas. O corpo receptor do tratamento da ETE de Nova Contagem é o córrego do Meloso que vai no sentido da cidade de Esmeraldas.
Tratamento Preliminar
Gradeamento
A ETE tem duas grades de proteção para a entrada de esgoto bruto, a primeira, mais grossa, é de limpeza manual e a segunda, mais fina, é mecânica e tem uma esteira rolante que leva os resíduos até uma caçamba, de onde são levados para a desidratação e posteriormente destinados ao aterro.
Grade Manual > Grade Mecânica > Esteira > Caçamba
Desarenador (Caixa de areia)
Após a grade, o esgoto entra em um desarenador para retirar a areia e facilitar o transporte do esgoto nas tubulações, reduzindo obstruções ou abrasões no sistema.
Caixa de Areia
Tratamento Secundário
Reator Anaeróbio
O reator anaeróbio trabalha estabilizando a matéria orgânica com as bactérias presentes no tanque. O esgoto entra de baixo para cima, passando por arejadores circulares e depois passa por sedimentação e tratamento anaeróbio com bactérias no interior da estrutura.
Reator anaeróbio Filtro Biológico
Outra parte do tratamento biológico, também com bactérias consumindo a matéria orgânica é o filtro biológico. As bactérias aeróbias ficam na superfície de pedras dentro de um tanque que recebe o esgoto por uma rotatória de velocidade controlada.
Tanque do filtro biológico Decantador
No decantador, o fluxo entra no centro de