cerebelo 3
A) ATAXIA
Alterações do equilíbrio, é caracterizada por falta de coordenação motora que não tem origem no sistema musculo- esquelético, nas vias relacionadas a sua atividade ou distúrbios psiquiátricos. Pela complexidade de sistemas que envolve, apresenta-se dividida em: Ataxia vestibular, cerebelar, sensitiva, frontal.
ATAXIA VESTIBULAR
Resulta das mesmas lesões (centrais e periféricas que causam a vertigem). Quadro clinico: o nistagmo está presente, sendo tipicamente unilateral e pronunciado ao se olhar para o lado contralateral do envolvimento vestibular. Não ocorre disartria , falta de coordenação dos membros é aparente quando o paciente tenta ficar de pé.
ATAXIA CEREBELAR
É produzida por lesões do próprio cerebelo ou suas conexões nos pedúnculos cerebelares, ponte ou núcleo rubro.
Quadro clinico: É comumente associada com hipotonia, resulta na manutenção defeituosa da postura, falta de coordenação dos movimentos voluntários ( tremor intencional de composição dos movimento). Em razão do importante papel do cerebelo no controle dos movimentos oculares, as anormalidades deste são uma consequência frequente da doença cerebelar, incluindo nistagmo e oscilações oculares relacionadas paresias, além de movimentos sacáodicos e de busca defeituosos.
ATAXIA SENSITIVA
Resulta das perturbações que afetam a via proprioceptiva nos nervos sensitivos periféricos, raízes sensoriais, cordões posteriores da medula ou leminiscos laterais. As lesões talâmicas e dos lobos parietais são causas raras de hemiataria sensitiva contra lateral.
Quadro clinico: alterações da marcha e da movimentação dos membros inferiores de modo simétrico. Os membros superiores estão envolvidos em um menor grau ou são inteiramente poupados, vertigem, nistagmo e disartria estão caracteristicamente ausentes.
ATAXIA FRONTAL
Resulta de lesão do lobo frontal, reflete uma falta de integração entre o córtex cerebral, os gânglios da base e o cerebelo. O