Visita técnica Cimentos Liz
Introdução
A história da marca dos cimentos Liz, inicia-se em Portugal, no ano de 1918, quando o empresário português Henrique Araújo de Sommer funda, na localidade de Maceira-Liz, em Portugal, a Empresa de Cimentos de Leiria. Nessa época, ter tecnologia para a fabricação do cimento era fundamental, por isso, a empresa investiu no que havia de mais moderno ao instalar os fornos horizontais rotativos. Em 1923, as obras da fábrica da Empresa de Cimentos de Leiria foram concluídas e a produção entrou em pleno funcionamento.
O sucesso da empresa permitiu que o empresário António de Sommer Champalimaud expandisse, em 1942, a marca do cimentos Liz e instalasse fábricas e empreendimentos em Moçambique e Angola. Outro marco na história da marca Liz foi a instalação do maior forno de cimento do mundo, na Companhia de Cimentos Tejo, em Alhanda, em Portugal. Além disso, foram instalados 19 fornos de cimento nas sete fábricas do grupo que eram responsáveis por produzir sete milhões de toneladas de cimento por ano.
Enquanto o Brasil vivia o período do milagre econômico, os municípios de Lagoa Santa e Vespasiano eram marcados pelo desenvolvimento e pela expectativa de novos tempos com a fundação, em 10 de março de 1969, da Soeicom S/A - Sociedade de Empreendimentos Industriais, Comerciais e Mineração -, pelo empresário português António de Sommer Champalimaud. Com um plano de negócios arrojado e com uma experiência sólida no ramo