Plano de negocio empresa de cimento
Cimento liz
Enquanto o Brasil vivia o período do milagre econômico, os municípios de Lagoa Santa e Vespasiano eram marcados pelo desenvolvimento e pela expectativa de novos tempos com a fundação, em 10 de março de 1969, da Soeicom S/A - Sociedade de Empreendimentos Industriais, Comerciais e Mineração -, pelo empresário português António de Sommer Champalimaud.
Com um plano de negócios arrojado e com uma experiência sólida no ramo cimenteiro, a Empresa de Cimentos Liz, antiga Soeicom, inaugura, em 24 de junho de 1976, a sua unidade fabril.
Em seu primeiro ano de operação foram produzidas 516 mil toneladas de cimento, fazendo com que, em pouco tempo, ganhasse o mercado mineiro e expandisse o seu negócio para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 2009, a Cimentos Liz inovou novamente e substituiu o seu filtro eletrostático por um filtro de mangas, o maior já instalado em uma indústria cimenteira brasileira.
Para manter a sua tradição de pioneirismo, em 2011, a Cimentos Liz concluirá a construção do maior moinho vertical das Américas.
Nossa marca
A história da marca dos cimentos Liz, inicia-se em Portugal, no ano de 1918, quando o empresário português Henrique Araújo de Sommer funda, na localidade de Maceira-Liz, em Portugal, a Empresa de Cimentos de Leiria.
Nessa época, ter tecnologia para a fabricação do cimento era fundamental, por isso, a empresa investiu no que havia de mais moderno ao instalar os fornos horizontais rotativos. Em 1923, as obras da fábrica da Empresa de Cimentos de Leiria foram concluídas e a produção entrou em pleno funcionamento.
O sucesso da empresa permitiu que o empresário António de Sommer Champalimaud expandisse, em 1942, a marca do cimentos Liz e instalasse fábricas e empreendimentos em Moçambique e Angola.
Outro marco na história da marca Liz foi a instalação do maior forno de cimento do mundo, na Companhia de Cimentos Tejo, em Alhanda, em Portugal. Além disso, foram instalados 19 fornos de cimento