mercosul
Nesse trabalho vamos falar sobre o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), bloco econômico integrado por alguns países da América do Sul.
parceiros
Procurando acompanhar a tendência mundial dos anos 1990 de criar mercados supranacionais em que as fronteiras alfandegárias são reduzidas ou eliminadas, o Brasil, a Argentina, ob Uruguai e o Paraguai criaram em 1991 o MERCOSUL. Esses países são os membros dessa organização, vindo depois, Chile, Bolívia, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, a partir de 1996...
expansão
O advento do MERCOSUL ampliou bastante as relações comerciais e financeiras do Brasil com seus vizinhos do sul e sudoeste.
Um grande número de empresas do Brasil abriu filial na Argentina.
No setor do turismo, também houve uma sensível mudança, pois até os anos 1980 os principais turistas estrangeiros no BRASIL ERAM ESTADUNIENSES E EUROPEUS.
O Brasil tem a maior e mais industrializada economia do MERCOSUL. É o principal mercado para exportações do Paraguai, Uruguai e a Argentina.
Os principais produtos que o Brasil exporta para os demais países do MERCOSUL são: automóveis, motores, tratores, bebidas, café, calçados e etc...·.
PERSPECTIVAS
As perspectivas do MERCOSUL nesta segunda década do século são continuação do avanço nas relações comerciais entre os países-membros; liberalização no setor de serviços, abertura nas concorrências publicas; nova legislação comum e talvez uma moeda única.
A expansão das relações da troca entre estados do MERCOSUL depende muito do desempenho de suas economias nacionais.
Existem ainda problemas conjurais que os poucos vão sendo debelados: por exemplo, Brasil e argentina já rediscutiram inúmeras vezes os acordos automotivos, entre os dois países, os acordos no setor de caçados e de bebidas, etc.
A liberalização dos serviços significa basicamente que os profissionais de qualquer um dos países-membros poderão trabalhar sem restrições nas demais nações, como já ocorre entre os países da Europa ocidental