Visita tecnica
EFEITO DOPPLER
Trabalho sobre efeito DOPPLER, apresentado ao Prof. Daniel Rizzo, 2° Período, do Curso de Engenharia da Computação da Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC
Universidade Presidente Antônio Carlos
Conselheiro Lafaiete — 09 de 2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar o que é o efeito Doppler, como foi descoberto, quem o descobriu, sua finalidade e aplicabilidade dos resultados descobertos.
O que é o efeito doppler?
O Efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador. Foi-lhe atribuído este nome em homenagem a Johann Christian Andreas Doppler, que o descreveu teoricamente pela primeira vez em 1842. A primeira comprovação foi obtida pelo cientista alemão Christoph B. Ballot, em 1845, numa experiência com ondas sonoras.
Em ondas eletromagnéticas, este mesmo fenômeno foi descoberto de maneira independente, em 1848, pelo francês Hippolyte Fizeau. Por este motivo, o efeito Doppler também é chamado efeito Doppler-Fizeau.
Também se pode dizer que o efeito Doppler é a alteração da frequência sonora percebida pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte e o observador.
COMO OCORRE O EFEITO DOPPLER?
Ondas emitidas por objetos estáticos se propagam em todas as direções de maneira uniforme. Seu comprimento de onda é λ=2π/β, sendo β uma constante que define o meio pelo qual a onda de propaga, chamada constante de fase. A velocidade de fase da onda é dada por [pic], logo [pic]. Quando um objeto está em movimento, as ondas emitidas estão em pontos diferentes ao longo da trajetória. Isto implica que cada onda emitida está mais próxima da onda anteriormente emitida, logo seu comprimento de onda tem um valor diferente, dependendo do ponto onde se observe a