Visita Estação Pinacoteca
Apesar de o local ter como maior parte do acervo a Ditadura Militar, expõe várias épocas da historia e grandes acontecimentos na historia politica do nosso Brasil.
Logo no começo encontramos os ADVOGADOS DA RESITÊNCIA – O direito em tempos de exceção. Essa sessão nos passa o que os advogados na época da Ditadura Militar (1964 -1985), buscaram defender e argumentar com entidades e grupos de sociedade civis assim fazendo uma união de conhecimento e artimanhas posicionando se a favor presos políticos onde esses lutavam por uma democracia que havia se esvaído. Com dois lados da moeda o Golpe Militar e a oposição deram se uma luta entre o que oprimiam quem era contra seus ideais de organização e usavam a violência para manter o sistema ditatorial e entre os que lutavam por uma democracia igualitária defendendo e ajudando a mudar o esqueleto de nossas leis trazendo grandes significados para os direitos dos cidadãos, mesmo correndo risco com prisões, perseguições e atentados.
“Não se toleram os abusos do exercício do poder, especialmente quando tal puder é usado contra aquele que não tem a menos possibilidade de reação contra o arbítrio e a prepotência. Humilhar, ofender, agredir o réu é um ato de suprema fraqueza, que só serve para deslustrar a Justiça, comprometendo a altos fins o que se propõe.” – Hélio Navarro 1977.
“Nós temos a obrigação de recantar o passado para que no presente se possa ter a noticia do que aconteceu, para que no futuro não aconteça mais. Se você perguntar a diferença entre o golpe que aconteceu em 64, a revolução de 32 está tudo lá atrás. Está tudo muito distante para essa garotada. É preciso, nós temos que recontar isso.” – José Carlos Dias 2013.