visita de enfermagem no perioperatório
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENFERMAGEM-5º
RAQUEL MENDES LIMA
MARIANA DA CONCEIÇÃO
JANSEN DE MOURA CABREIRA
INGRID DE OLIVEIRA ROSA TARDIN
JÉSSICA DOS SANTOS FERREIRA
JOYCE TEIXEIRA LINHARES
Trabalho apresentado à disciplina de Centro Cirúrgico do Curso de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO.
Orientadora: mestre; Maria da Conceição Muniz Ribeiro.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NO PERIOPERATÓRIO COM VISITA DE ENFERMAGEM PRÉ-OPERATÓRIO E PÓS OPERATORIO.
Introdução:
A SAEP: visa não só a satisfação dos clientes, buscando esclarecer fatos relacionados a cirurgias ao paciente e família, mas, antes de tudo, a realização de um serviço com qualidade, que possa tornar as pessoas mais motivadas em seu trabalho e que o mesmo possa ser realizados com segurança, satisfação, destreza e confiabilidade. Seu objetivo é direcionar a assistência de enfermagem, oferecendo ao enfermeiro os subsídios necessários para sua atuação. Para sua aplicação, faz-se necessária a adoção de uma ou mais teorias de enfermagem que fundamentarão a prática da assistência da enfermagem. Os enfermeiros, agora e no futuro, precisam ter modelos e cuidados nos quais sua prática esteja fundamentada. A sistematização dos cuidados com base em modelos teóricos proporciona meios para organizar as informações e os dados dos clientes, para analisar e interpretar esses dados, para cuidar e avaliar os resultados do processo de cuidar. No Brasil a sistematização da assistência de enfermagem começou com os estudos da Dra. Wanda Horta e nas ultimas décadas, os enfermeiros conquistaram um modelo uma linguagem, uma legislação e alguns compromissos. De acordo com Ruth & Fuzisako (2000), o conselho federal de Enfermagem