visita ao museu da língua portuguesa
O prédio localizado na estação da estação luz, próximo à praça da luz no centro da cidade de São Paulo. Com arquitetura inglesa do século XX ele passou por um processo de restauração e adaptação para receber o Museu da Língua Portuguesa, que foi inaugurado em 2006.
A visita foi realizada no 2º andar onde podemos assistir a um filme de aproximadamente dez minutos sobre a origem da língua falada em todo mundo e os primórdios do estudo da língua falada no Brasil, após o filme direcionamos a outra sala onde são realizadas projeções de teto e nas paredes como fosse um “Planetário da Língua” composto por imagens e áudio de excelente qualidade. Nesse ambiente o público se acomoda em bancos encostados nas paredes onde possibilita uma melhor visualização das projeções.
Saindo do “Planetário da Língua” fui a outro ambiente a sala da exposição “Esta sala é uma piada” com 36 obras selecionadas entre charges e cartuns bem humorados. O curador Raphael Ramos da Costa Fioranelli Vieira separou estes trabalhos que abordam os principais acontecimentos de 2013, como protestos pelo Brasil, os escândalos religiosos a homofobia e a espionagem do governo americano. Além das obras brasileiras a exposição conta com o resultado de “artistas bem humorados” de Cuba, México, Espanha, Polônia, Romênia, Montenegro, Irã, Indonésia e Sérvia, criado em 1974 em plena Ditadura Militar por um grupo de importantes artistas brasileiros, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba completou este ano 40 anos um verdadeiro marco de longevidade para eventos culturais no Brasil.
Hoje considerado por especialistas o mais importante salão do gênero no mundo, o desenho de humor por sua comunicação direta e sutil, ao mesmo tempo sempre foi importante forma de expressão contra as injustiças do mundo e em oposição a Regimes Ditatoriais no mundo todo.
Posso concluir que a visita ao Museu da Língua Portuguesa foi surpreendente além das minhas expectativas,