Visita ao museu da Língua PORTUGUESA
1664 palavras
7 páginas
VISITA AO MUSEU DA LINGUA PORTUGUESAA LINGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DOS TEMPOS
Não se sabe com certeza como surgiram as diversas línguas existentes no mundo, por muito tempo se acreditava que todas surgiram de uma única língua, mas com o avanço dos estudos linguísticos viu-se que as diferenças eram tão grandes entre elas que seria muito difícil provar esta tese. Sabemos hoje em dia que as línguas estão agrupadas em famílias de acordo com a semelhança entre si. A língua Portuguesa descende da família Indo-Européia, originária de um território que se estende da Ásia à Europa. No Brasil, sofreu influencia de Línguas Ameríndias da família Tipi e de Língua Africanas da família Nigero-congolesa.
2000 a.C. O surgimento do latim arcaico Entre os vários povos indo-europeus que se deslocaram para a região da atual Itália estavam os latinos, assim chamados por terem ocupado uma pequena região da península: o Lácio (em latim, “Latium”). Era um povo de agricultores e criadores de animais que habitava uma região vizinha a dos poderosos etruscos ao norte e á dos sofisticados gregos ao sul.
Entre 700 a.C. e 500 a.C., os latinos construíram a cidade de Roma, onde se falava o latim arcaico. Ninguém podia imaginas que aquele povo rústico daria origem a um dos mais formidáveis impérios do mundo.
500 a.C. O latim domina a Península Itálica
Os romanos absorveram muitos elementos das culturas etrusca e grega. A partir de 500 a.C., iniciaram a expansão de seu território e, em 270 a.C. já dominavam toda a Península Itálica com sua cultura e sua língua.
Nesse período, criaram uma escrita padronizada com a qual registraram documentos e textos refinados que se tornaram imortais, como as obras de Plauto e Cícero.
200 a.C. Latim, língua oficial do Império Romano
Numa vigorosa expansão militar e cultural, os romanos dominaram todas as regiões em volta do Mar Mediterrâneo. Em seguida, tomaram quase toda a Europa.
Os romanos