Visao
De acordo com Junqueira (2003), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC):
Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
Dessa forma é relevante a necessidade de negociar a qualquer momento de nossas vidas desde a compra de um produto ao ponto de decisões de grandes investimentos.
O grupo entrou em um consenso que para ser um negociador é preciso preparo, pois se não planejarmos nossas estratégias de negociação podemos falar sem pensar e consequentemente estará perdida a negociação. É preciso para uma boa negociação passar confiança entre ambos porque é mais viável negociarmos com quem nos transmitem credibilidade. Uma característica imprescindível para ter sucesso na negociação é nunca perder o foco de seu objetivo não devemos passar por cima das pessoas, mas sempre agir com a razão e a consciência.
Reiterando o paragrafo acima essas duas citações descreverão bem:
Nos dias de hoje é fundamental fazer uma boa negociação, gerando confiança entre ambos, não devemos ficar travados e nem impor nossas condições, pois quando isso acontece o risco de perder é grande, também não devemos ceder a tudo e nem agir com o emocional. Assim devemos sempre lembrar a outra parte que os objetivos são iguais aos ambos.
FERNANDES, Walberto, Habilidades em Negociação, Descrição: Salto, SP: Editora Schoba, 2010. 179 p.
As pessoas de hoje não tem mais tempo disponível, por isso é preciso ser conciso com qualidade. Para isso, é necessário ter reflexão e preparação.
Kestenbaum, Norman. Comunicação objetiva em negociações. Em: <http://www.youtube.com/watch?v=mJryG28D11EHYPERLINK