Visao do futuro
No fundo, o planejamento é uma técnica para absorver a incerteza e permitir mais consistência no desempenho das empresas.
A distinção entre planejamento estratégico e tático deve ser sempre feita em termos absolutos, ambos ocupam os dois extremos de um espectro continuo de possibilidades. A s diferenças mais importante no planejamento tático são: 1. Nível de decisão: o planejamento tático é decidido e desenvolvido nos escalões médios da empresa, isto é, no nível intermediário. 2. Dimensão temporal: o planejamento tático é dimensionado em médio prazo. 3. Amplitude de efeitos: as decisões envolvidas no planejamento tático abrangem partes da empresa, isto é, sua amplitude é departamental.
O processo decisorial pode ser descrito em quatro fases essenciais, a saber: 1. Definição e diagnostico do problema; 2. Procura de soluções alternativas de solução; 3. Analise e comparação dessas alternativas de solução; 4. Seleção e escolha da melhor alternativa como um plano de ação.
Decisões programáveis e não programáveis
As programáveis são aquelas tomadas de acordo com regras e procedimentos já estabelecidos, enquanto a não programáveis constituem novidades e tendem a ser tomadas dentro de julgamento improvisado e exigindo esforços para definir e diagnosticar o problema ou situação pela obtenção dos fatos e dos dados, etc.
Decisões programadas * São computacionais e rotineiras * Dados adequados * Dados repetitivos * Condições estáticas * Certeza * Baseadas em regras e métodos já estabelecidos
Decisões não programadas * Baseadas em julgamento * Dados inadequados * Dados novos * Condições dinâmicas * Incerteza
Geralmente as decisões não programadas são tomadas no nível intermediário das empresas, enquanto as programadas são remitidas no nível operacional.
Planejamento operacional
Os planos operacionais cuidam da administração pela rotina, para assegurar que todos executem as