Visao 1
Administrar (AD, em latim (direção, tendência para) MINISTRAR (subordinação ou obediência)
Administração: Política estratégica. Para que uma empresa seja considerada moderna e eficaz ela deve ser ágil, tanto nas decisões como na execução de seus objetivos. Deve haver mecanismos que permitam que isto ocorra de modo rápido para assuntos urgentes; que haja descentralização de competência para a solução de assuntos meramente burocráticos; e que haja distribuição de tarefas e responsabilidades, para criar, de fato, a consciência de que a organização é de todos.
Sabiamente temos que tomar o tempo nosso aliado. A aliança com o tempo, em termos de visão política administrativa, significa contarmos com mecanismos físicos, tecnológicos e legais que nos permitam examinar todos os aspectos necessários para que sejam tomadas decisões justas e eficazes, sem formalidades inúteis sugando o nosso precioso tempo.
Visão da Política Empresarial: É a percepção das necessidades do mercado e dos métodos pelos quais a organização pode satisfazê-las. Essa visão ajuda a empresa a unir-se em torno de valores comuns que possibilitam direciona-la para o aproveitamento da oportunidade, com vantagem sobre os competidores. A visão deve, sobretudo, ser coerente, criar uma imagem clara do futuro e gerar um compromisso com o desempenho. A visão é em parte racional (produto de análise) e em parte emocional (produto de imaginação, intuição e valores); envolve a administração e o desempenho da organização.
Na elaboração de uma visão teremos a consciência do que são estrutura e conjuntura, ou seja, o que deve permanecer inalterado ao longo do tempo e o que deverá mudar. A visão propriamente dita e a ideologia central, composto pela missão e pelos valores, dão o norte à empresa.
Resumindo, a visão é a percepção não só das necessidades do mercado, mas de como a organização vai poder atendê-las. Com uma visão concisa, e bem formalizada teremos perguntas diretas e respostas claras.
Valores