Virus
1. Definição, estrutura, origem, ciclo de vida ou reprodutivo, classificação.
Os vírus são seres diminutos, medindo cerca de 0,1µm de diâmetro, com dimensões apenas observáveis ao microscópio eletrônico. Basicamente são constituídos por ácido nucleico, que pode ser o DNA ou o RNA, envolvido por um invólucro proteico denominado capsídeo, que além de proteger o material genético, combina-se quimicamente com receptores membranares das células parasitadas.
Os vírus são seres que não conseguem se reproduzir sozinhos e dependem de outras células, sejam elas de animais, de plantas ou de bactérias. São seres que causam doenças, algumas graves, que podem levar à morte.
A classificação real de vírus começou na década de 1960 quando novos vírus foram sendo descobertos e estudados por microscopia electrónica. Quando a estrutura foi clarificada a necessidade de um novo sistema de classificação foi sentida. Lwoff, Horne e Tournier sugeriram um esquema completo para classificar todos os vírus em 1962. Sua proposta usou o clássico sistema hierárquico Lineu de filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Embora o esquema completo não poderia ser adotado para vírus mas vírus animais logo foram classificadas por família, gênero e espécie.
2. Algumas doenças causadas por vírus (transmissão, características, prevenção, tratamento).
* Adenovírus
Adenovírus é um grupo de vírus que normalmente causam doenças respiratórias como um resfriado comum, a conjuntivite (uma infecção no olho), crupe, bronquite ou pneumonia. Em crianças, geralmente adenovírus causam infecções no trato respiratório e do trato intestinal. Considere os seguintes fatos sobre adenovírus:
Infecção em crianças pode ocorrer em qualquer idade.
Adenoviral infecções respiratórias são mais comuns no final do inverno, primavera e início do verão. Adenovírus pode ocorrer a qualquer momento ao longo do ano.
Infecções do trato digestivo são mais comuns em crianças menores de 5 anos de