virus
NATHAN DA SILVA COELHO
CÉLULAS TRONCOS
CASIMIRO DE ABREU
2013
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
NATHAN DA SILVA COELHO
CÉLULAS TRONCOS
DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR, CURSO ENFERMAGEM, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.
PROFESSORA: ELISABETH MAXIMIANO
CASIMIRO DE ABREU
2013
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho foi o de ter um pouco mais de conhecimento desse tema que é célula tronco que está bastantemente discutida em todo mundo.
Para tanto inicialmente buscaremos o que são e para que servem as células troncos.
Para pessoas sadia, a descoberta desse campo pode representar uma alegria. Mas para os portares de algum problema de saúde, para ele pode representar a sua ultima esperança de cura.
DIFERENCIAÇÃO CELULAR
Em Biologia, diferenciação é o processo pelo qual as células vivas se "especializam" para realizar determinada função.
Estas células diferenciadas podem atuar isoladamente - como os gametas e as células sexuais dos organismos mais pequenos, como as bactérias. Ou podem agrupar-se em tecidos diferenciados, como o tecido ósseo e o muscular. Apesar de diferenciadas, as células mantêm o mesmo código genético da primeira célula (zigoto). A diferença está na ativação e inibição de grupos específicos de genes que determinarão a função de cada célula.
Esta especialização acarreta não só alterações da função, mas também da estrutura das células.
Este "agrupamento" foi realizado ao longo do processo evolutivo. A seguir, os metazoários "agruparam" diversos tecidos para formarórgãos diferenciados como o estômago, os órgãos sexuais, etc. Estes, por sua vez, podem estar agrupados em aparelhos ousistemas que, em conjunto, realizam determinada função vital, como é o caso do sistema digestivo.
O processo inverso também pode ocorrer. Células já especializadas, por algum motivo, podem perder a sua função, assumindo um estado de