virus em gatos
Os principais vírus dos gatos
Peritonite Infecciosa Felina (PIF)
É um vírus que vai contaminar o abdome, fígado, rim, cérebro e o sistema nervoso, nos locais afetados vão criar abcessos e infecções. A transmissão pode ocorrer das seguintes maneiras: Através de um gato saudável, com as fezes de outro gato que esteja contaminado, ou através da amamentação que a mãe pode infectar suas crias.
Perda de apetite, anemia, diarreia, febre constante, abdome distendido, e gânglios linfáticos aumentados.
Imunodeficiência Felina
O FIV é i, vírus que diminui drasticamente a imunidade , assim favorecendo o aparecimento de doenças e infecções. O FIV pode ser transmitido por um gato infectado, através de mordeduras frequentes em brigas.
Em algumas situações não se apresenta sintomas, mas caso apresente, falta de apetite, vomito, diarreia, ou dificuldades respiratórias, levar ao Médico Veterinário para ser realizado o teste.
Não existe cura, mas com uma alimentação saudável e equilibrada, complementada com suplementos vitamínicos e vacinas sempre em dia, o gato poderá ter uma sobrevida bastante longa.
Leucose Felina
Elimina de forma gradual a capacidade do organismo felino de se defender contra as doenças ou infecções mais banais. Este vírus, que só pode ser transmitido entre gatos, transmite-se pela saliva, lágrimas, urina, fezes ou através do leite, na fase da amamentação.
Também sem cura. Em média, um portador deste vírus vive cerca de dois anos, mas existem estudos que apontam para uma taxa de sobrevivência de três anos e meio para cerca de 83% dos felinos.
RINOTRAQUEÍTE
Este vírus de vias aéreas superiores é uma séria ameaça para gatos de todas as idades e é especialmente devastador em filhotes.
É transmitido por contato direto, através de lambidas, espirros, secreções ou por uso comum de bebedouros e comedouros. Uma vez instalado, o vírus pode causar sintomas por vários anos durante a vida do gato. Estes sintomas incluem a perda de