Virus ebola
O vírus Ebola é um vírus que é transmitido por pessoas ou animais infectados através do contato sanguíneo, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais, que causa febre hemorrágica, sendo uma doença viral muito perigosa que leva à morte entre 50% a 90% dos casos.
Esta doença é frequente nos países africanos, pois o primeiro caso ocorreu no Congo, no entanto, ela já se propagou para outros lugares da África, como Sudão, Uganda, Costa do Marfim e Gabão. Ainda não foram registados casos do vírus Ebola no Brasil.
Sintomas do vírus Ebola
Os sintomas do vírus Ebola incluem:
Febre, Dores musculares, de cabeça e de garganta, Fraqueza, Conjuntivite, Vômitos, Diarreia, Lesões na pele, Problemas no fígado, baço, pulmões e rins, Alterações cerebrais,Hemorragias internas e externas.
O período de incubação do vírus dura de 2 a 21 dias, até que surjam os sintomas do vírus Ebola.
Origem do vírus Ebola
A origem do vírus Ebola é desconhecida, mas pensa-se que a sua propagação tenha começado em animais. O vírus ebola tem este nome porque foi identificado pela primeira vez em 1976 na República Democrática do Congo, o antigo Zaire, perto do rio ebola.
Transmissão do vírus Ebola
A transmissão do vírus Ebola é feita através do contato direto com sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados com o vírus.
As populações africanas são muito infectadas pelo vírus Ebola porque, devido à sua cultura, as famílias lavam o corpo dos mortos antes do enterro e a vítima ainda consegue transmitir o vírus a todos aqueles que entram em contacto com o corpo, mesmo depois de morta.
Tratamento para o vírus Ebola
Não há tratamento específico para o vírus Ebola ou uma vacina para prevenir a transmissão do vírus, contudo, os doentes são colocados em isolamento e podem tomar medicamentos analgésicos e anti-vômitos para controlar os sintomas da doença.
Cientistas do Instituto de Pesquisa Médica de Doenças